21 agosto 2010

Diário de bordo – De volta ao estúdio(Parte I)

Finalmente voltamos ao estúdio para registrar nosso tão almejado full-lenght. Depois de 2 EPs lançados, a maratona de gravações recomeçou no último dia 6 de agosto, com as gravações das guias para auxiliar o Alex no registro das baterias.
Decidimos fazer um teste com ‘Senhor de Todo Caos’, possivelmente um dos carros-chefes deste disco. Normalmente registramos a parte da bateria de todas as canções antes dos outros instrumentos. Dessa vez, resolvemos acabar a faixa e mixá-la antes de trabalhar em cima das outras canções. Nisso, conseguimos testar timbres, analisar como estamos soando, e enxergar nitidamente como somos músicos falhos(principalmente eu).
As gravações de “Senhor...” foram tranqüilas. O Alex não teve dificuldades para fazer a trilha, até porque é uma canção que viemos ensaiando há mais de uma ano. Registrei a guitarra principal com minha Epiphone SG ligada no Turbo Distortion(DS-2) da Boss. Tentei apostar numa nuance mais definida, mas com um certo ganho para garantir os bends. Alguns dias depois o Erlon fez a sua parte, basicamente utilizando os mesmos presets dos ensaios e shows.
Quando chegou o momento de gravar a voz, eu sabia que passaria trabalho. Não tenho o hábito de treinar a garganta em casa como deveria, até porque minhas atividades paralelas não me propõem essa disponibilidade. Deixamos para gravar meu vocal no domingo dia 15 de agosto. Tudo dentro da normalidade não fosse o fato de eu estar com placas na garganta, o que ocasionou diversas falhas na minha voz. Não consegui fazer um take inteiro. Dessa forma, optamos por registrar os refrões em separado, um de cada vez. Mas a cada trilha que eu gravava minha voz ia sumindo e ficando cada vez mais falha. Diversas tentativas depois decidi tentar gravar os vocais num outro dia.
Voltei ao estúdio na tarde do dia 20 de agosto, com a garganta ‘desplacada’, para registrar o solo de violão para ‘Divino Imperfeito’. Feito essa parte, partimos para os backing vocais de ‘Divino...’. O Erlon fez várias tentativas, mas parecia que dessa vez era a garganta dele que trazia problemas. Fiz algumas linhas de backing então e pareceu se encaixar melhor com a linha da voz principal. Enfim, uma tarde produtiva. Em pouco mais de duas horas gravamos várias trilhas extras para o refrão de ‘Senhor...’, além dos acréscimos em ‘Divino...’.

Nenhum comentário: