09 setembro 2007

DIÁRIO DE BORDO 3

26/AGOSTO/2007(DOMINGO)

Nunca imaginei como seria cantar sozinho no escuro, ou melhor, no silêncio total e escuro. E foi assim que gravei as vozes p/ ‘valos’ e ‘asilo’. Entramos no estúdio ás 19hs, eu e o kvera, ficamos mexendo em alguns barulhinhos sobrenaturais que apareceram na ‘asilo’, fazendo alguns cortes para deixar o som mais limpo, já que o riff dessa música precisava de uma atmosfera meio Helmet, na linha pára-continua.
Em seguida fiz os violões que faltavam para ‘valos’. Dessa vez gravei com o meu eagle e somente 1 microfone(Behringer), mas porém curti mais o timbre assim do que com linha e braço, como havia sido gravado o violão de ‘asilo’. Foi bem rápido, e em seguida começamos a fuçar nos volumes das já gravadas pra ir adiantando serviço. E então resolvi cantar. E é um tanto estranho mas por outro lado uma sensação muito boa. Mas o pior de tudo ainda é meu timbre de voz horrível, principalmente na ‘valos’ senti isso. Nesse momento lembrei de John Lennon, e sua busca por efeitos que mudassem um pouco a sua voz, visto que ele não gostava de seu timbre anasalado. E então recorria a George Martin, mexendo e inventando novas técnicas e efeitos para que a sua voz soasse o menos parecida com a original.
Vou ter que procurar alguns efeitos para dar uma atmosferizada nos vocais dessa música. Logo o Rick estava fazendo os backings e ficaram muito bons, em um ou dois takes. De novo Lennon. Pedi pro Kvera para dobrar minha voz, recurso muito utilizado por ele.
Mas a excitação geral ocorreu quando o Rick gravou os ‘na-na-nas’ e o Kvera ficou cantando junto, rolou uma empolgação tamanha que mesmo com o curto tempo que tínhamos, resolvi gravar os vocais para ‘asilo’. E em 3 takes estava pronto. Depois foi só colocar os backings um tanto altos do Rick e ficamos com duas músicas quase prontas.
Ao ouvir em casa estas gravações, notei claro, que os volumes precisam ser mexidos assim como teremos que colocar alguns efeitos na voz e na bateria.
Confesso que ouvi por horas a fio as versões sem mixes de ‘asilo’ e ‘valos’, principalmente. E percebi que deveria ter gravado esse disco há muito tempo.

Nenhum comentário: